INFORMATIVO - SINDIMAGEM

CBR se posiciona sobre a realização de exames de ultrassonografia por profissionais não médicos

Instituição faz alerta para o risco desta prática

Após receber denúncias da realização de exames de ultrassonografia por profissionais não habilitados, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) emitiu uma Carta Aberta à População alertando sobre os riscos dessa prática. Confira a íntegra da Carta.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO
O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), conforme seus princípios éticos e estatutários assim como do compromisso e responsabilidade no melhor atendimento à população, vem a público informar que recebeu denúncia da realização de exames de ultrassonografia por profissionais não médicos, portanto não qualificados e/ou habilitados.
- Em relação a esses fatos, o CBR reafirma a sua posição no sentido de que:
A execução, interpretação e emissão do laudo do paciente são da exclusiva competência do médico.
O CBR recomenda ainda que o exame de ultrassonografia deve ser realizado por médico qualificado, que é o profissional treinado para a prática desse ato.
Face ao exposto acima, o CBR comunica que, por intermédio de sua Diretoria, tem adotado as medidas cabíveis com a finalidade de preservar o ato médico visando, assim, sempre o melhor atendimento à população e a maior segurança do paciente, além de defender a relevância do médico devidamente qualificado, com registro no Conselho Regional de Medicina.
Por fim, destaca que está disponível no seu site um canal aberto para denúncias, preservando o anonimato, e para a comunicação direta com seus médicos associados. (Fonte: Terra)

CBR - 03/02/2020

Casdastre-se para receber nossos informativos:

Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética,Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás

Telefone:(62)3229-2075

sindimagem@sindimagem.org.br